Estamos no ciclo 07/2014 que findará em 08/05. Veja o link da revista digital nas postagens deste blog.

terça-feira, 5 de junho de 2012

05/06 - Dia Internacional do Meio Ambiente

Que tal um desafio nas próximas 24 horas?

Hoje é o Dia internacional do Meio Ambiente e o Blog Ekos propõe um desafio: que tal tentar por 24 horas ser um cidadão sustentável? Para começar, tente levantar da cama com o pé direito. A harmonia e o bom humor são essenciais para um dia equilibrado. Quase todo mundo quando acorda vai ao banheiro, certo? Então, lembre-se: na hora da descarga aperte apenas o tempo necessário. Um bom banho de manhã também cai bem. Feche a torneira para ensaboar o corpo e os cabelos e comece o dia economizando 130 litros de água.
No café da manhã, nada de embutidos. Opte por frutas, de preferências orgânicas e evite produtos que tenham muitas camadas de embalagem, quando apenas uma seria necessária. Para a sujeira, utilize guardanapos de panos e não papel. Terminou de comer? Está na hora de escovar o dente. Ao invés de ligar a torneira, encha um copo de água e use-o para enxaguar a boca. Saindo de casa, apague todas as luzes, inclusive a do seu computador, e tire da tomada os aparelhos que não estão sendo usados.
Para ir ao trabalho nem é preciso falar para ir de transporte público, bicicleta ou a pé, não? Se for impossível um desses três, vá ou dê carona. E se nada der certo, quando sair de casa com o carro, evite o horário de congestionamento e não acelere nos primeiros quilômetros. Isto e o parar-andar-parar são os modos mais poluentes de usar o carro.
Leve para o escritório a sua própria caneca, eliminando a necessidade de copos plásticos. No trabalho, hoje é dia de imprimir nos dois lados do papel, além de modificar o formato dos arquivos, reduzindo o tamanho das margens e aumentando assim a área útil do papel. Hoje também é dia de fazer correções de documentos exclusivamente no monitor e de transformar rascunhos em blocos de notas. Nessas 24 horas sorrir também é obrigatório. No horário do almoço, escolha um restaurante sustentável, que ofereça diferentes tamanhos de porção para evitar o desperdício e alimentos locais e da estação, evitando necessidade extra de insumos químicos e de transporte.
No fim do expediente, se for passar no supermercado ou na padaria não se esqueça de levar sua ecobag. Ao voltar do trabalho é hora dos afazeres da casa: para lavar a roupa, só se estiverem acumuladas, para que sejam lavadas todas de uma só vez. Deixar as roupas de molho antes também ajuda. Na máquina, pouco sabão diminui a necessidade de enxagues. Para lavar a louça, prefira detergente biodegradáveis e use escovas e palhas de aço, que diminuem a necessidade de produtos de limpeza.
Para terminar o dia, que tal um janta com os vizinhos ou um jantar à luz de velas com o(a) namorado(a)? Assim, você pode reduzir pelo menos pela metade o consumo de energia elétrica. Como cardápio, evite carne por um dia, sua produção é uma das principais responsáveis pelo consumo de água no planeta. Se deixar de comer um bife, você termina o dia economizando mais 5 mil litros de água. E aí, topa esse desafio?

Fonte: http://blog.naturaekos.com.br/dia-internacional-do-meio-ambiente-que-tal-um-desafio-nas-proximas-24-horas/

Nenhum comentário: